sexta-feira, 26 de março de 2010

Dicas históricas

  • Idade Moderna

(1453 d.c a 1789)

Expansao maritima

Reforma religiosa

Renascimento

Absolutismo

Revolução Inglesa

Iluminismo

Revolução Indrustrial

Revolução Francesa

  • Idade Contemporânea
(1789 dc)

Siglas importantes do Serviço Social

ENESSO
(encontro nacional de estudantes de serviço social)

CORESS
(conselho regionial de entidades estudantis de serviço social)

ERESS
(encontro regional de estudantes de serviço social)

SRFOMESS
(seminário regional de formação profissional do movimento estudantil de serviço social)

CONESS
(conselho nacional de entidades estudantil de serviço social)

ENESS
(encontro nacional de estudantes de serviço social)

SNFPNESS
(seminário nacional de formaçao profissional de serviço social)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto ético-politico

A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses implica sempre em um projeto, uma antecipação ideal da finalidade que se quer alcançar, com ivocação dos valores que a legitimam e a escolha dos meios para taingir-la.
Projeto societário=projeto coletivo=projeto profissional
Projetos societários (coletivos) trata-se de projetos que apresentam uma imagem de sociedade, uma imagem de sociedade a ser constituída, são flexiveis e mutáveis, transformam e renovam segundo as conjunturas históricas politicas.Dentro dos projetos coletivos inseri-se os projetos profissionais que visam propor uma auto-imagem de uma profissição elegendo valores sociais.
o projeto profissional deve dar-se a nítida consciência de que o pluraliasmo (aceitar a diversidade) é elemento factual da vida social e da profissão.
Componentes do projeto profissionais:Imperativos e Indicativos.
Imperativos são compulsórios,obrigatórios para todos na profissição, ex: Formação acadêmica, para os profissionais de Serviço Social e inscrição no CRESS.Os Indicativos são aqueles que não tem consenso mimimo que garanta seu cumprimento.
O projeto profissional propõe a construção de nova ordem social sem dominação e ou exploração de classe, etnia e gênero e gênero.
Seu compromisso com a qualidade a publicação dos recursos instituicionais,instrumento indispensavel para sua democratização e universilização.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Viagem ao passado...Descobrindo o Brasil!

Belas paisagens e animais exórticos fizeram que os portugueses abrilhatassem seus olhos.Terra ou ilha, provincia ou simplemente terra dos brasis. Terra de riqueza incontaveis (florestas, restingas, costas, cachoeiras e muito ... muito mais).Vamos ao Brasil !O que levar?Espelhos ou armas, terços ou cruzes.Vamos a caçada ao ouro! Explorar e enricar... Pois o ouro agora é nosso!Com tanta terra, só nos resta ocupar.Da metropole ao litorial pra cá e pra lá. Porque por dentro é longe de chegar, o facil é vim pra cá, onde as riquezas temos que levar e a balança só vem a ganhar, com tanto mercado a explorar, pedras e metais para a riqueza acumular. Só nos sabemos os segredos dos mares, so nós somos viajantes de grandes escalatas , temos a tecnologia naútica aos nossos lares e grandes reis a nos financiar.Tanta terra, e os outros olhos almejam também uma fatia, o melhor mesmo repartir antes de pegarem um pedaço.Vamos lá criar um tratado com esperteza ganhar... Tratado das tortesilhas... A Espanha não pedir por esperar, grandes terras a conquistar, mas as minhas escondo as sete chaves, pra ninguem chegar lá.

De volta ao batente!Terceiro semestre...é pauleira!rs

Prova de Questão Regional Brasileira...24/03/10