quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto ético-politico

A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses implica sempre em um projeto, uma antecipação ideal da finalidade que se quer alcançar, com ivocação dos valores que a legitimam e a escolha dos meios para taingir-la.
Projeto societário=projeto coletivo=projeto profissional
Projetos societários (coletivos) trata-se de projetos que apresentam uma imagem de sociedade, uma imagem de sociedade a ser constituída, são flexiveis e mutáveis, transformam e renovam segundo as conjunturas históricas politicas.Dentro dos projetos coletivos inseri-se os projetos profissionais que visam propor uma auto-imagem de uma profissição elegendo valores sociais.
o projeto profissional deve dar-se a nítida consciência de que o pluraliasmo (aceitar a diversidade) é elemento factual da vida social e da profissão.
Componentes do projeto profissionais:Imperativos e Indicativos.
Imperativos são compulsórios,obrigatórios para todos na profissição, ex: Formação acadêmica, para os profissionais de Serviço Social e inscrição no CRESS.Os Indicativos são aqueles que não tem consenso mimimo que garanta seu cumprimento.
O projeto profissional propõe a construção de nova ordem social sem dominação e ou exploração de classe, etnia e gênero e gênero.
Seu compromisso com a qualidade a publicação dos recursos instituicionais,instrumento indispensavel para sua democratização e universilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário