segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Técnicas de comunicação escrita /Resumo do livro

Esse texto tem como discussão a análise de um bilhete escrito pelo chefe de uma empresa para a sua secretária Maria e a análise entre as técnicas de comunicação escrita. Vejamos:

Maria: devo ri ao Rio amanhã sem falta.
Quero que você me rezerve,um lugar,à noite,no trem das 8 para o Rio
.

O que você entenderia? Pois... A secretária Maria concluiu que o bilhete estava sem sintaxe!
Sintaxe... sim...análise lógica!
Sintaxe? É a parte da gramática que cuida da ordem e das relações das palavras na frase, das relações entre frases, períodos etc.
Para que o bilhete fosse compreendido da forma correta deveria está escrito assim:
Maria: por favor, compre, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no trem das 20h de amanhã (4 feira), para o Rio de Janeiro.Muito obrigada!


A falta de sintaxe, pontuação, ortografia, clareza...Causaram vários ruídos que afetaram a transmissão da mensagem.Então vamos refleti !O que é necessário para escrever bem?
Vamos lá!

mensagem correta...resposta correta

Escrever bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta.
Resposta correta seria aquela que corresponde à idéia que temos em mente e desejamos passar ao leitor. (Provocar uma reação ou resposta)


SEGREDOS DA COMUNICAÇÃO ESCRITA
Primeiro segredo

Toda comunicação escrita deve gerar uma resposta a uma determinada idéia ou necessidade que temos em mente.
A comunicação escrita será correta e eficaz se produzi uma resposta igualmente correta
Resposta correta é a que esperamos, isto é, aquela que corresponde à idéia ou necessidade que temos em mente.
Para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se: Houve uma resposta
A resposta corresponde à idéia ou necessidade que queremos passar ao leitor.

ideia, necessidade___comunicação escrita___resposta

Segundo segredo

Escrever bem... Comunicar bem... Tornar comum
Escrever bem é tornar o nosso pensamento conhecido dos outros, ou melhor, ainda escrever bem é tornar comum o nosso pensamento. Essa é a função básica da comunicação!É preciso que o destinatário da nossa comunicação seja estimulado ou persuadido a produzi resposta.
Terceiro segredo

Escrever bem é persuadir. A comunicação escrita deve conter sempre alguns elementos persuasivos ou "lubrificantes” que suavizem a transmissão dos nossos pensamentos e provoquem a simpatia dos nossos leitores. Portanto a persuasão é uma dos elementos chaves da escrita.

As três funções básicas da escrita
Produzi resposta.
Tornar o pensamento comum aos outros.
Persuadir
Na prática, entretanto, haverá sempre interferências que poderão abalar a produção de resposta esperada ou desejada.
Interferências

a)Física: dificuldade visual,má grafia das palavras,cansaço,falta de iluminação.
b)Cultural: palavras e frases complicadas e ambíguas,diferenças de nível social
c)Psicológica: agressividade,aspereza e antipatia.

Os ruídos e interferências podem levar o destinatário da mensagem a produzi uma resposta “incorreta”, isto é,não esperada ou não desejada pelo autor da mensagem.
A estrutura de comunicação

Remetente (Emissor)
Destinatário (Receptor)
Mensagem

Remetente envia a mensagem
Destinatário estimulado a produzi a resposta.
Mensagem conjunto de unidades menores (Signos) que resultam de uma associação entre um estimulo físico e uma idéia.
Os signos resultam da associação entre o significante(estímulo físico) e o significado (idéia ou conceito).
Lista das condições necessárias para uma decodificação
conhecimento do código
uso de código fechado (claro sem ambigüidade)
conhecimento do repertório (conhecimento prévio) do destinatário
conhecimento do repertório do contexto cultural ou profissional em que atuamos
uso adequado do veículo
Seis peças da estrutura da comunicação

Remetente
Destinatário
Código
Repertório
Mensagem
Veículo

Elementos de atração (gancho) para comunicação escrita


1. Esfriar a mensagem (mensagem simples, menos carregada de informações e acessível)
2. Imagem ou signos icônicos (traduzir as informações verbais ou lingüísticas em imagens, gráficos, desenhos ou esquemas visuais)
3. Comova e assuste o leitor (temperar com elementos emotivos e poéticos a fim de atrair a simpatia do leitor.)


Técnicas de iconicidade

1. Concisão e economia (fugir de frases longas e repetições inúteis e supérfluas , fazendo um enxugamento ) decodificação imediata;
2. Planejamento coerente e objetivo à vista (expor o objetivo com clareza,não misturar os assuntos);
2. Disposição visual ou leiaute...

Distribuição coerente de assuntos por parágrafos; destaque para determinado assunto ou questão por meio do uso de letras especiais, grifos etc. Visualização de seqüências com divisão de itens e utilização de gráficos, esquemas, desenhos e etc
obs:

Linearidade mensagem é constituída por signos convencionais.
Inconicidade mensagem composta de signos icônicos, analógicos e dispostos numa configuração global e contínua.

Um comentário: